segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

OS QUADRINHOS | 2 ANOS!!!

Autor: Rubens Junior | Facebook | Twitter


Olá a todos! Aos queridos e queridas que acompanham este blog, meu xodozinho da web! E é isso mesmo que o título diz: neste 4 de fevereiro de 2013, comemoramos 2 ANINHOS DE BLOG OS QUADRINHOS!!! YES!

Eu sempre faço questão de comemorar pois, embora seja um prazer escrever, desenhar, fotografar, filmar e desenvolver todas as matérias deste blog, tudo isso dá muito trabalho. Tanto trabalho, que muitos acabam desistindo (também porque, não é um trabalho remunerado). Então é sempre uma vitória digna de ser celebrada quando este trabalho resiste ao tempo.

Uma das coisas que mais me deixa feliz trabalhando neste blog é que, através dele, pude conhecer muita gente bacana: aqueles fãs de quadrinhos apaixonados por novidades, por resenhas e interessados em debater opiniões; e também conheci os diversos artistas brasileiros que trabaham com quadrinhos, formal ou informalmente, pelas editoras, pelas webcomics, pelo universo independente... os quadrinistas, de forma geral. Esta interatividade entre os interessados pelo assunto é uma das partes que mais gosto, principalmente, pois foi o primeiro objetivo que tive ao criar este blog, e foi o grande destaque no aniversário de 1 ano do OS QUADRINHOS.

Porém, o grande BOOM que esta interatividade do blog me trouxe neste 2º aniversário, foi a inspiração para voltar a produzir minhas próprias hqs!

Quando cheguei em São Paulo, em 1996, eu apenas desenhava e, como ainda não havia internet e eu não conhecia ninguém do ramo, a procura de emprego era a tradicional pasta de desenhos embaixo do braço, o dia todo batendo na porta de editoras e agências, que eu encontrava o endereço pelos jornais e listas telefônicas. Porém, naquela época, os quadrinhos estavam muito em baixa, ninguém estava contratando desenhistas em lugar nenhum e, os lugares que contratavam, já tinham uma lista gigantesca de desenhistas na espera. Foi nesta fase que acabei conhecendo o design gráfico. Comecei a produzir logotipos e cartões de visitas, me interessei por esta área, acabei mudando meu curso de Quadrinhos para Design Gráfico e me apaixonei por esta áreal. Me tornei profissional como designer e os quadrinhos haviam se tornado apenas uma prateleira cheia de revistas antigas na minha vida. Parte do passado. Por isso meu trabalho com o CRIS, RUBÃO, TERRY CRAZY, entre outros que estão em desenvolvimento são o grande BOOM destes 2 anos de blog. Realmente renovou meu trabalho cotidiano e estou curtindo demais esta nova fase, tanto pessoal, quando profissional, pois o mercado brasileiro de quadrinhos está melhor do que nunca! Todo tipo de quadrinhos sendo publicado, espaço e condições para todos e, com a internet, o público está sempre próximo para adquirir os trabalhos. Momento perfeito para este retorno.

Não obstante, este BOOM também é um dos motivos de eu ter escrito tão pouco este ano no blog. Até continuo assistindo filmes, lendo revistas, mas tenho pouco tempo para resenhar e produzir textos pois estou usando o tempo para produzir minhas hqs. Outro motivo é que, no começo de 2012, precisei me mudar às pressas para um local muito menor, sem espaço para quase nada, muito menos para um novo estúdio, e isso acabou comprometendo (MUITO) meu emprego, meu trabalho no blog, etc. Inclusive, 2 lançamento já estavam até com data marcada na Livraria HQMIX (um no meio e outro no final do ano), e precisei cancelar. Muita coisa cancelada, muitos projetos adiados... Esta mudança tornou 2012 um ano bem complicado. Por esta mudança repentina, também não pude organizar a festa que prometi para este 2º aniversário, com lançamentos, com o video dos camaradas (que participaram do Mural de 1 ano), as ilustrações que ganhei de presente dos artistas... ficou impossível realizar. Mas tudo isso não foi cancelado, apenas adiado, para quando houver condições dignas de realizar algo bem feito e aprazível para todos. Mas, relacionado aos quadrinhos, foi o ano em que mais criei, organizei os personagens, decidi os formatos, formas de publicação, e estas decisões e estruturas sempre são o pé direito de projetos de sucesso. Não vou adiantar as surpresas, mas já tenho mais de 15 títulos promissores, 2 selos de quadrinhos, alguns artistas parceiros já trabalhando nos projetos, tudo caminhando, para ser publicado no momento certo. Ninguém perde por esperar...

Já em janeiro de 2013, a novidade é que recebi algumas propostas muito interessantes que, independente de qual eu escolha, já evoluirá 100% esta fase. Começando por um lugar maior, onde poderei remontar meu estúdio, ilustrar o que já escrevi (gosto de ilustrar em A2, por isso também preciso de espaço), reorganizar meus horários, etc. Ou seja, 2013 dará a luz a muitas novidades pessoais, e no que se refere aos quadrinhos, trabalhos que talvez só sejam publicadas em 2014, mas que vocês poderão acompanhar o processo de criação, postado a medida que for produzido. YES!!!

Enão, OBRIDADO a todos que acompanham o OS QUADRINHOS, a todos que lêem, comentam, curtem, etc. Desculpem as fases de poucas postagens, aos parceiros que precisaram adiar alguns projetos comigo, mas sempre tem um bom motivo, e garanto que o melhor está por vir!

Grande abraço a todos!!!
Rubens Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...